«Santificai os meus sábados, pois servirão de sinal entre mim e vós, para que saibais que eu sou o Senhor, vosso Deus.» (Ezequiel 20:20).
«O Sábado foi dado a toda a humanidade, para comemorar a obra da criação. O grande Jeová, quando lançou os fundamentos da Terra, quando revestiu o mundo todo de beleza e criou as maravilhas da Terra e do mar, instituiu o dia do Sábado e santificou-o. … Deus santificou e abençoou o dia no qual repousou de toda a Sua maravilhosa obra. E esse Sábado, santificado por Deus, devia ser guardado como concerto perpétuo. Era um memorial que devia ser guardado, de geração em geração, até ao fim da história terrestre. … Durante a sua permanência no Egipto, Israel, que durante tanto tempo vira e ouvira a idolatria a ser praticada, perdeu, em grande medida, o seu conhecimento de Deus e da Sua lei, bem como o senso da importância e santidade do Sábado. A lei foi dada uma segunda vez para trazer-lhes essas coisas à lembrança. Nos estatutos de Deus definiu-se a religião prática para toda a humanidade. …
Existem aqueles que afirmam que o Sábado foi dado apenas para os
judeus; mas Deus nunca disse isso. Ele entregou o Sábado ao Seu povo de
Israel como um sagrado depósito, mas o próprio facto de que o deserto do
Sinai, e não a Palestina, foi o local escolhido por Ele para proclamar a
Sua lei, revela que era Sua intenção dá-lo a toda a humanidade. A lei
dos Dez Mandamentos é tão antiga como a criação. A instituição do
Sábado, portanto, não tem relação especial com os judeus, mais do que
quaisquer outros seres criados. Deus tornou obrigatória a observância do
Sábado para todos os povos. ‘O Sábado’, afirma-se claramente, ‘foi
estabelecido por causa do homem.’ (Marcos 2:27). Todos aqueles,
portanto, que se encontram em perigo de ser enganados neste ponto, dêem
atenção à Palavra de Deus e não às declarações de seres humanos. …
Todos têm sido provados, como o foram Adão e Eva no Éden. Assim como a árvore do conhecimento do bem e do mal foi colocada no meio do Jardim do Éden, assim o mandamento do Sábado é colocado no meio do Decálogo. Acerca do fruto da árvore do conhecimento, fez-se a restrição: Dele não comereis … para que não morrais. Acerca do Sábado, Deus disse: Não o profaneis; antes, santificai-o. … Assim como a árvore do conhecimento foi o teste da obediência de Adão, o quarto mandamento é o teste que Deus deu para provar a lealdade de todo o Seu povo. A experiência de Adão deve ser para nós uma advertência, enquanto o tempo durar. Adverte-nos a não aceitar de lábios mortais ou de anjos qualquer sugestão que nos afaste um jota ou um til da santa lei de Jeová.» – Review and Herald, 30-8-1898.
Todos têm sido provados, como o foram Adão e Eva no Éden. Assim como a árvore do conhecimento do bem e do mal foi colocada no meio do Jardim do Éden, assim o mandamento do Sábado é colocado no meio do Decálogo. Acerca do fruto da árvore do conhecimento, fez-se a restrição: Dele não comereis … para que não morrais. Acerca do Sábado, Deus disse: Não o profaneis; antes, santificai-o. … Assim como a árvore do conhecimento foi o teste da obediência de Adão, o quarto mandamento é o teste que Deus deu para provar a lealdade de todo o Seu povo. A experiência de Adão deve ser para nós uma advertência, enquanto o tempo durar. Adverte-nos a não aceitar de lábios mortais ou de anjos qualquer sugestão que nos afaste um jota ou um til da santa lei de Jeová.» – Review and Herald, 30-8-1898.
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