quinta-feira, 12 de julho de 2018

A MEDIDA DO PERDÃO

«Mas não se deve fazer mau uso do ensino desta parábola (Mateus 18:21-35). O perdão de Deus para connosco não diminui, de maneira nenhuma, o nosso dever de Lhe obedecermos. Do mesmo modo o espírito de perdão para com os nossos semelhantes não diminui a exigência das justas obrigações. Na oração que Cristo ensinou aos Seus discípulos, Ele disse: «Perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós perdoamos aos nossos devedores». (Mateus 6:12). Por isto Ele não quis dizer que, a fim de sermos perdoados dos nossos pecados, não devemos requerer as nossas dívidas justas dos nossos devedores. Se eles não podem pagar, ainda que isto possa ser o resultado de má administração, não devem ser lançados na prisão, oprimidos, ou até tratados com aspereza; porém a parábola não nos ensina a animar a indolência. A palavra de Deus declara que se um homem não quiser trabalhar, não coma, também (II Tessalonicenses 3:10). O Senhor não requer que o homem que trabalha arduamente suporte outros na ociosidade. Com muitos é o desperdício de tempo, a falta de esforço, que lhes traz pobreza e necessidades. Se estas faltas não forem corrigidas por aqueles que condescendem com elas, tudo o que puder ser feito em seu favor seria como colocar dinheiro num saco furado. Todavia há uma pobreza inevitável, e devemos manifestar carinho e compaixão para com os infortunados. Devemos tratar os outros como gostaríamos que nos tratassem em idênticas circunstâncias.» – Ensinos da Natureza, págs. 130-131.

Sem comentários:

Enviar um comentário