sexta-feira, 3 de novembro de 2017

HÁ ALGUMA DISTINÇÃO ENTRE JOEIRAR E PENEIRAR?


Na noite em que o Senhor Jesus Cristo celebrou a última Pascoa com os Seus discípulos, e, ao mesmo tempo, fez a transição para a Santa Ceia, Ele disse a Pedro: «Simão, Simão, eis que Satanás vos pediu para vos cirandar como trigo; mas eu roguei por ti, para que a tua fé não desfaleça; e tu, quando te converteres confirma teus irmãos.» (Lucas 22:31).

Tive o privilégio de nascer e crescer numa região do Ribatejo, Portugal, onde se cultivava muito trigo no tempo da minha infância. E pude, desde tenra idade, observar e até ajudar nas várias tarefas desde a sementeira até o trigo ser recolhido no celeiro. A última delas era joeirar o trigo para ele ficar limpo de pequenas partículas de palha, dos grãos quebrados ou chochos, e sementes de ervas daninhas. Surpreendentemente, tais tarefas eram, por assim dizer, muito semelhantes às que se faziam no tempo do Senhor Jesus.

Nas palavras que o Senhor dirigiu a Pedro, Ele utilizou a palavra cirandar, que é o mesmo que joeirar ou sacudir, donde derivam os termos cirandagem, sacudidura, que, como muitos temos ouvido ou lido, ocorrerá no tempo do fim, imediatamente antes da vinda do Senhor. No processo agitava-se em círculos a joeira, ou crivo, como também se sacudia e atirava ao ar o trigo para mais facilmente o vento levar para longe tudo o que não era trigo. Depois de terminada a tarefa, era o trigo apenas que restava na joeira. Tudo o que não prestava caía ou era lavado para fora da joeira.

A joeira, ou crivo, era um utensílio em forma redonda, com um rebordo em madeira fina e fundo em rede de arame com cerca de dois milímetros de intervalo. Era por esses intervalos que caía tudo o que não era trigo perfeito.

Quanto a peneirar utilizava-se um utensílio muito semelhante, mas o fundo era constituído por uma rede muito fina. Quando uma mulher queria cozer pão, antes de o amassar, peneirava a farinha que tinha vindo do moleiro. Para peneirar a farinha girava-se em pequenos círculos a peneira, mas não se sacudia, ou atirava ao ar o conteúdo. O que restava na peneira, chamadas sêmeas, eram dadas a animais. O que caía da peneira era a farinha espoada, como se designava, e era com essa, caída da peneira, que depois se amassava e faziam pães.

Há pessoas e até livros que falam de joeirar e peneirar como sendo a mesma coisa. Pelo que acabo de descrever, pergunto: É exactamente a mesma coisa? Não, de maneria nenhuma. No caso de joeirar é o que resta na joeira que as pessoas utilizam. No caso de peneirar é o oposto.

No caso de Pedro ele foi severamente joeirado ou cirandado. Permaneceu ele até ao fim da sua vida dentro da joeira? Sim, sem dúvida. Neste caso, permitam-me afirmar que a joeira é a igreja. Seremos severamente provados, na nossa experiência cristã, ao longo da vida, mas se permanecermos dentro da igreja, até ao fim da nossa existência, o Senhor nos recolherá no Seu celeiro celestial, como os agricultores recolhiam nos seus celeiros o trigo acabado de joeirar.

Sem comentários:

Enviar um comentário